Buscar
  • Ana Maria Marangoni - Arquiteta e Urbanista

Consultoria em arquitetura: o que é isso?

A forma como um projeto "normal" de arquitetura acontece muita gente conhece: contrata o arquiteto, alinha as ideias e os desejos do cliente, faz o projeto e, por fim, o executa com o acompanhamento profissional para garantir sua qualidade.

Porém, algumas vezes o que alguns clientes necessitam não é um projeto completo e detalhado, e sim apenas algumas ideias para dar uma cara nova à um ambiente. Um móvel que pode mudar de local, uma parede que pode ser pintada, um revestimento que daria uma cara nova ao lugar... são muitas as ideias que podem surgir para, de maneira simples, mudar um ambiente.

O papel da consultoria em arquitetura é justamente esse: profissionalizar a famosa "ideia do arquiteto". Por meio de reuniões com o cliente o profissional faz suas sugestões de mudanças, mostra ideias que podem dar um "up" naquela sala sem vida, deixar aconchegante o quarto que não agrada, dar um ar profissional ao home office que não está legal... enfim, são muitas as mudanças que podem acontecer a partir de ideias. Também com a consultoria o arquiteto pode, se assim o cliente desejar, fazer um acompanhamento em lojas para escolha de peças de decoção, de iluminação, de mobiliário, enfim, colocar o olhar profissional sobre os desejos do cliente e fazer as sugestões que mais se adequarão ao ambiente que ele quiser criar.

Da consultoria não resulta um projeto final e executável, como acontece quando o arquiteto é contratado para fazê-lo. O que surge é um relatório de conselhos, de ideias para o cliente executar por sua própria conta. É uma forma fácil e simples de ter o toque do arquiteto dentro do seu lar!

IMAGEM 01.png

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CARO X BARATO

Já faz muito tempo que esses dois termos, muito usados no dia-a-dia de todo mundo, vêm me incomodando um pouquinho. Aqui no escritório, costumo dizer (me apoderando de uma fala bastante popular) que e